Há 24 anos, no dia 11 de setembro de 2001, aconteciam os ataques terroristas que mataram quase 3.000 pessoas na cidade de Nova York, Washington e nos arredores da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Ao todo, 19 homens, sob ordens do líder da organização terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, sequestraram quatro aviões comerciais americanos que se dirigiram aos três destinos na Costa Oeste do paísNN Brasil. Os primeiros ataques foram feitos no WTC (World Trade Center), complexo de edifícios na parte baixa de Manhattan, em Nova York, quando o voo 11 da American Airlines e o voo 175 da United Airlines colidiram intencionalmente com as "Torres Gêmeas" (arranha-céus Norte e Sul do local).

Só em Nova York 2.753 pessoas morreram na tragédia, contando tanto com os passageiros dos voos quanto aqueles dentro dos prédios. Bombeiros, policiais municipais e oficiais de Autoridade Portuária também estavam entre as vítimas da ofensiva terrorista.

No Pentágono, a sede do Departamento de Defesa dos EUA, em Washington, 184 pessoas morreram quando o voo 77 da American Airlines colidiu com o prédio.

E na Pensilvânia, na região de Shakesville, 40 passageiros e tripulantes do voo 93 da United Airlines morreram quando o avião caiu em um campo. Acredita-se que os sequestradores tenham derrubado o veículo naquele local, e não no alvo desconhecido, depois que as pessoas à bordo tentaram retomar o controle da cabine de comando.